menu x
menu x
Juridico sem Gravata

Mais do que nunca, uma oportunidade de ouro a ser explorada no mundo jurídico!

Que estamos passando por uma das maiores crises já enfrentadas pelo Brasil, não é novidade. Que só crescem os índices de desemprego e de ótimos profissionais deixando seus locais de trabalho ou, ainda pior, não conseguindo entrar no mercado após se formarem, também não é algo novo.  

A grande questão no momento é: você quer ficar olhando para o problema e fazer parte das tristes estatísticas ou está disposto a focar sua energia na solução e fazer parte da mudança que te ajudará a obter um lugar de destaque no mundo jurídico? 

Então vamos deixar de lado a crise, o mercado competitivo e as limitadas vagas de trabalho e falar de uma área e uma profissão que está ganhando cada vez mais espaço para os profissionais do direito: a carreira corporativa, que ao lado da supernova carreira do profissional de compliance, está trazendo diversas oportunidades para aqueles que estão querendo mais opções que as tradicionais carreiras em escritórios de advocacia e os cargos públicos.  

Evidentemente que a carreira jurídica corporativa não é nova, embora muitos advogados saiam das faculdades com pouco conhecimento sobre ela. O que podemos dizer que é relativamente novo é o crescimento desta área, o aumento de sua importância dentro das empresas, as oportunidades de remuneração atrativa, o leque de benefícios disponíveis, a influência do Advogado Corporativo no desenvolvimento da empresa e dos negócios e, acima de tudo, o reconhecimento desta carreira como essencial na maioria das empresas bem estruturadas.  

Todos benefícios mencionados estão mais acessíveis para o advogado que encara a carreira de acordo com o modelo “Jurídico Sem Gravata”, que é uma forma de atuar rompendo as tradicionais maneiras de pensar e agir, trabalhando com uma visão mais ampla, multidisciplinar, participativa, colaborativa, inovadora, focada em resultados e nos objetivos da empresa, além de alinhada com aspectos econômicos e administrativos da atuação jurídica.  

Em trabalhados conjuntos com alguns dos principais nomes do atual cenário da Gestão Jurídica nacional e internacional, em diversos cursos de formação de gestores jurídicos, temos verificado que as características apontadas acima são as mais requisitadas pelo mercado e, por isso, o profissional do direito, normalmente não tão preparado em tais habilidades, está recebendo formação complementar para tê-las desenvolvidas e ou aprimoradas.  

E é importante ressaltar que esta tendência de crescimento do mercado jurídico corporativo, com profissionais bem qualificados e preparados para entenderem as necessidades e expectativas das áreas de negócios está, por outro lado, alavancando a necessidade de melhor e mais ampla formação dos profissionais de escritórios de advocacia, pois se o cliente está cada vez mais preparado, exigente e em destaque dentro das empresas, o prestador de serviços precisa, irremediavelmente, estar alinhado com o mesmo nível de visão e compreensão. 

As dificuldades existem para todos, mas ao mesmo tempo, oportunidades. Assim, se há esta demanda de mercado e a área jurídica corporativa está em franco crescimento, você vai querer perder o momento e ficar de fora? Espero que não!

VEJA TAMBÉM